Convidados

Adília Fernandes

Coordinating Professor at the Higher School of Health of the Polytechnic Institute of Bragança. PhD in Psychology; Master in Psychology, with specialization in Social and Organizational Psychology; Specialist in Nursing under the DL. No. 206/2009 of August 31; Specialist, by the Order of Nurses, in Community Nursing. She is director of the Higher School of Health at the Polytechnic Institute of Bragança; Integrated Member of the Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), with the following main research areas: Health Promotion; Occupational Health; Healthy Aging; Sleep quality. She is the author and co-author of several scientific articles. She has participated in several conferences, national and international.  

Alejandro Mercado

PhD in History from the Michoacana University of San Nicolás de Hidalgo. Currently attached to the Department of Cultural Studies, Division of Social and Human Sciences, Campus León, University of Guanajuato. Member of the CONACyT National System of Investigators (level I) and Deseable Profile SEP-PRODEP. He researches in the area of music, musicians and performance spaces, festivals and festivities and arts education. In 2016, he won the Guanajuato Cultural Forum National Research Prize, from which the book Música y fiesta en Guanajuato emerged. Author of five books and co-author of about twenty more on the subject, as well as reference articles in specialized magazines and in some historical magazines. He has given several lectures at national and international seminars and congresses. Editor of El Artista, art magazine.

André Arede

Desde novo ligado à gestão e organização de eventos culturais através da d’Orfeu – Associação  Cultural, onde desde sempre pertenceu aos Órgãos Sociais. Formado em Radiologia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, entrou, ainda, como caloiro, na Tusald, onde viria a ser anos depois Tesoureiro. Em 2006, juntamente com uma geração de bons rapazes, fundava a Estudantina Académica de Castelo  Branco. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral desde a fundação da Associação  criada a partir da Tuna, em 2008, até ao ano de 2011. Em 2012 assume a Presidência da Direcção da A.C.E.C.B. Em 2013 muda-se para Coimbra, para estudar Mestrado em Medicina Nuclear na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra e entra para a Tu Na Destes, onde ainda se encontra no ativo. Em 2014 entra para  Vitistuna, como ensaiador de Estandartes. Em 2017 muda-se para Inglaterra para se dedicar inteiramente à prática clínica e científica, onde exerce actualmente, na cidade de Bristol.

Augusta Machado

Licenciatura em Solicitadoria pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança. Funcionária da Fundação INATEL desde 1987, onde ingressou como administrativa. Nomeada Diretora da INATEL de Bragança e Vila Real, em março de 2016.

Augusta Mata

Licenciada em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Pública, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Psicologia Social. Foi professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança tendo-se aposentado no dia 1 de fevereiro de 2022.Enquanto docente ministrou diversas unidades curriculares principalmente ligadas às áreas de Enfermagem e Gerontologia, principalmente aquelas relacionadas com a Saúde Pública e Saúde Comunitária. Orientou diversos trabalhos de fim de curso e dissertações de mestrado. Integrou diversos júris de provas públicas de mestrados e doutoramentos. Durante a sua atividade profissional ocupou cargos como: Presidente do Conselho Pedagógico da ESSa; Membro dos Conselhos pedagógico e científico da ESSa; Coordenadora departamental para os programas de mobilidade da ESSa: Diretora do Curso de licenciatura em Enfermagem; Diretora do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária; Diretora do Curso de Mestrado em Cuidados Continuados; Diretora do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde familiar. Foi membro do Conselho Geral do IPB e Provedora do Estudante do IPB. Integra a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E)tendo publicado diversos artigos científicos e capítulos de livros tanto como autora como co autora. É madrinha da RAUSSTUNA desde 1 de novembro de 2014.

António Vieira de Castro

Licenciado e Pós-Graduado em Informática de Gestão. É Mestre em Tecnologias Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Doutorado em Eng. Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É docente no Instituto de Engenharia do Porto (ISEP) e investigador do GILT (Graphics, Interaction and Learning Technologies) no qual coordena a linha de investigação Multimédia e Medicina. Nos últimos anos escreveu vários artigos sobre o e-learning e utilização de tecnologias relacionadas com a produção de recursos educativos multimédia. Foi co-autor de um livro sobre o assunto publicado no Chile. Proferiu várias palestras, por convite, sobre Tecnologias de Aprendizagem em vários países Europeus e Americanos. Nos últimos anos orientou inúmeras dissertações de Mestrado e projetos de Licenciatura. É o autor e criador do repositório MELOR (Medical Learning Objects Repository) atualmente em uso em mais de 44 países. Actualmente é co-responsável do Grupo de Trabalho Europeu sobre Mídia Aplicada Ensino e Aprendizagem (Task Force –MEDIA), especificamente na área da aprendizagem e de Objectos de Aprendizagem. Um dos mais recentes produtos desenvolvidos sob sua orientação (enquanto autor da ideia) é o EduGraal, um aplicativo para gravação de vídeo aulas para distribuição em formato de vídeo que visa facilitar a sua produção a professores de todo o mundo.

Bruno Gonçalves

Bruno Gonçalves, é Doutor em Ciências da Educação com Especialidade em Tecnologia Educativa e Pós-Doutorando em Ciências de Educação na área da formação de professores. É professor adjunto convidado Instituto Politécnico de Bragança e membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) da mesma instituição. Dedica-se à investigação científica em diversas áreas, sendo uma delas, as tunas universitárias. É associado fundador da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, onde desempenhou desde 2009 inúmeras funções. Liderou vários projetos musicais, destacando-se o álbum “Tuna+Tuna – Um Festival de Duetos” (2016). É autor de diversos documentos, letras e melodias originais e do livro “A Tuna! Uma década de histórias”. É ainda coautor de vários artigos científicos sobre a temáticas que envolvem as tunas universitárias. Em 2012 foi distinguido com o título “Honoris Causa”. Em 2014, foi agraciado com a medalha Unio, Labor et Justitia – José Adriano. Em 2016 e 2019 recebeu, por parte da Assembleia Geral da RaussTuna, um Voto de Louvor.   É, desde, 2013, Presidente da Mesa de Júri do Rauss&Tunas – Festival Solidário de Tunas Mistas em Bragança e, desde, 2020, membro da Ordem Honorífica da RaussTuna. 
Consultar mais informações

Carlos Teixeira

É Diretor da Escola Superior de Educação (ESEB) do Instituto Politécnico de Bragança, onde é docente do Departamento de Português. É presidente do Conselho Diretivo da Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação (ARIPESE). É Doutor em Estudos Literários: Literatura para a Infância, com a tese A diarística na literatura para a infância: a escrita do eu entre o real e a ficção. Centra a sua investigação nas áreas da literatura, da cultura e da didática da leitura e da escrita, tendo participado em vários projetos de formação contínua de professores.

Carolina Rodrigues

É licenciada pelo Instituto Politécnico de Bragança em Arte e Design (Minor em Design) e atualmente frequenta o Mestrado de TIC em Educação e Formação na mesma instituição. É associada da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança desde 2018, onde desempenhou funções no Conselho Fiscal (2018-2019), Marketing (2018-2019 e 2022-2023) e Coordenação Musical (2019-2022). Atualmente desempenha funções na área do Marketing enquanto Gestora da Equipa e Tecnologias da RaussTuna – TMB. Em 2021 foi distinguida honorificamente com um Voto de Louvor pelo seu contributo para com a RaussTuna. Fez o rebranding do logótipo para o “Rauss&Tuna´S – Festival Solidário de Tunas Mistas em Bragança” e criou o logótipo das “Jornadas Internacionais de Tunas – JIT”.

Clarisse Pais

Clarisse Pais é licenciada no Curso de Professores do Ensino Básico, Variante de Português/Francês, pelo Instituto Politécnico de Bragança. Possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais – Opção de Documentação e Biblioteca, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança. É Professora Especialmente Contratada na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do IPB, desde o ano letivo de 2012/2013. Ministrou diversas sessões de formação nas diferentes escolas do IPB. É autora de artigos científicos, 1 capítulo de livro e participou com várias comunicações em conferências nacionais e internacionais. É ainda editora de vários livros de conferências. 
Consultar mais informações

Cristiano Torrão

Frequenta o curso de Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais na Escola Superior Agrária de Coimbra. Atualmente é militar dos Quadros Permanentes da Força Aérea Portuguesa e ainda Bombeiro Voluntário no concelho de residência. Membro na VitisTuna – Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra ao longo
de sete anos, desde cedo adquiriu o gosto pela coreografia e ritmo de pandeiretas, tendo sido também, ao longo do seu período de atividade, responsável e coreografo do mesmo naipe durante dois anos. Contando com a participação em dezenas de festivais e encontros de tunas a nível nacional, querendo abraçar novos desafios e desenvolver a sua cultura e doutrina musical, começou a dar os primeiros passos na Guitarra Portuguesa em 2020, de forma também a fazer jus à tradição de Coimbra. Em 2019, com vista a potenciar o seu conhecimento musical, torna-se membro da Estudantina Académica do Tejo, mantendo até hoje a sua atividade tunante.

Elisabete Morais

Elisabete Paulo Morais é licenciada em Engenharia Informática, Mestre em Gestão de Informação e Doutorada em Informática. Atualmente é Professora Coordenadora do Departamento de Informática e Matemática do Instituto Politécnico de Bragança – Portugal. Leciona várias Unidades Curriculares na área da Informática, desde 1997. É coordenadora do Departamento de Informática e Matemática, vice-presidente do conselho técnico científico da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela e Investigadora Integrada na Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG). Tem várias publicações em revistas com revisão por pares, capítulos de livros e proceedings, e tem várias comunicações em conferências científicas internacionais. É membro do Conselho Científico de algumas Conferências Internacionais e colabora como revisora em várias revistas.

Elsa Esteves

Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT), do Instituto Politécnico de Bragança, no departamento de Ciências Empresariais e Jurídicas. Membro integrado e membro do conselho científico do CiTUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo). Representante da EsACT na RIPTUR (Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo). Membro do conselho científico do Mestrado em Marketing Turístico e orientadora de vários trabalhos de investigação, com temáticas como: Comportamento do consumidor turístico; Comunicação em turismo e Gestão da animação turística. Orientadora de vários projetos/estágios curriculares das licenciaturas em Turismo e Marketing. Coordenadora dos Estágios Curriculares dos CTeSP´s da EsACT. Diretora de Curso do CTeSP em Promoção Turística e Cultural. Representante da EsACT no GIAPE. 

Fernanda Silva

É vereadora do Município de Bragança desde o ano 2017, com os pelouros da Cultura, Educação e Ação Social. Iniciou o 1o ciclo do Ensino Básico em Angola, no ano de 1973, tendo concluído este nível de ensino, em Carvalhais- Mirandela. Prosseguiu os seus estudos concluindo o Ensino Secundário, na Escola Secundária de Mirandela. Frequentou a Escola Superior de Educação do IPB- Bragança, onde concluiu, com o grau de Bacharel, o Curso em Educação Pré-escolar. Iniciou nesse ano a sua vida Profissional e em 1991 regressa à ESEB para frequentar a Licenciatura em Professores do Ensino Básico Variante de Português/ Francês, em regime de estudante/trabalhador(a), tendo concluído esta formação no ano de 1995. Prossegue a sua valorização e formação académica e conclui dois Cursos de Formação Especializada: Orientação Educativa e Educação Especial- Domínio Emocional e da Personalidade e o Mestrado em Ensino da Leitura e da Escrita, tendo concluído a componente curricular. Exerceu funções docentes em vários Agrupamentos dos Distritos de Bragança, Vila Real e Porto. Exerceu funções de formadora do Programa Nacional de Ensino do Português e foi Coordenadora de Projetos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, tendo exercido funções em diferentes níveis de ensino (Pré-escolar, 1o e 2o ciclos do Ensino Básico). Em 2014 exerceu funções técnico-pedagógicas no IEFP,IP.

Fernando Pereira

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro. Docente do Instituto Politécnico de Bragança, desde 1997. Investigador Integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas de Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2008. No âmbito desta atividade pedagógica e científica publicou vários livros, capítulos de livros, artigos sobre a temática dos idosos e do envelhecimento, da educação e do desenvolvimento.

Gonçalo Figueiredo

Está inscrito na Licenciatura de Música em Contextos Comunitários na Escola Superior de Educação – IPB. É, desde 2020, associado da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, onde desempenhou as seguintes funções: Plataformas Digitais e Marketing (2020/21); Vogal da Direção (2020/21); Equipa XIII Rauss&Tuna’S (2020/21); Apresentação e Comunicação Social (2021/22); Coordenador Musical Adjunto (2021/2022). Em 2021 foi distinguido com o título “Voto de Louvor”. Atualmente desempenha as funções de Coordenador Musical.

Hélder Fernandes

Professor adjunto da Escola Superior de Saúde. Vice-presidente do Conselho-Técnico Científico da Escola Superior de Saúde. Diretor do curso de licenciatura em Gerontologia. Coordenador de mobilidade internacional. Doutorado em Geriatria e Gerontologia. Mestre em Psicologia do Idoso. Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Trabalhou como enfermeiro no Hospital Santos Silva em Vila Nova de Gaia e no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos.

Isabel de Castro

É transmontana de nascimento. Fez os seus estudos superiores na cidade do Porto e Aveiro. É licenciada em Ciências Históricas – arqueologia; Licenciada em Educação Musical; Mestre em Psicologia da Música; Pós-graduada em Psicologia da Música; Título de Especialista em Música. As suas áreas de investigação e especializaçãoabrangem Psicologia da Música, a Música, a Etnomusicologia, entre outras. Das diferentes atividades desenvolvidas no contexto académico e comunitário incrementou e implementou diferentes projetos de investigação, artísticos, culturais, sociais, políticos, entre outros,contribuindo para a expansão cultural e da valorização da música em particular, nas suas vertentes artísticas, profissionais e humanas. Tem artigos e livros científicos publicados na área da sua especialização. É membro do INET-md (Universidade de Aveiro). É professora Coordenadora de nomeação definitiva na Escola Superior de Educação – IPB, onde exerce funções até à atualidade.

João Sobrinho Teixeira

Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1985) e doutorado na área de Mecânica de Fluidos pela mesma Universidade (1998). Pertenceu aos quadros do Complexo Agroindustrial do Cachão, onde desempenhou funções de engenheiro de produção e, posteriormente, de direção do planeamento e controlo da produção. É Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Bragança desde 2001. Orientou e arguiu teses de Doutoramento e Mestrado na área de Transferência de Massa e Oxigenação de Águas. De entre as várias publicações científicas apresentadas salienta-se a produção de um capítulo para a Encyclopedia of Fluid Mechanics da editora Gulf Publishers, EUA, sob o título «Axial Mixing in Gas-liquid Flow». Foi Presidente do Instituto Politécnico de Bragança de 2006 a julho de 2018. De 2009 a 2013 assumiu, também, as funções de Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). De fevereiro de 2009 a outubro de 2018 é membro da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). De 2011 a 2014 integrou a direção da European Network for Universities of Applied Sciences (UASNet). De 2014 a julho de 2018 integrou a direção da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa). Em 2018 integrou o U-Multirank Advisory Board. Foram-lhe atribuídas as seguintes distinções: Medalha de Honra da Opole University of Technology (Polónia), 2012; Medalha de Mérito pela Câmara Municipal de Bragança, 2013; Medalha de Ouro do CCISP, 2013; Medalha de Ouro de Mirandela, 2016; o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2018; Medalha de Mérito Científico do MCTES, 2018. Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXI e XXII Governos Constitucionais.

Jose Carlos Belmonte

Nascido em Sevilha em 1963, licenciado em Direito pela Universidade de Sevilha e em História e Ciências Musicais pela Universidade de La Rioja. Doutor em Pedagogia da Música pela Universidade da Extremadura, com a tese sobre a organologia e repertório de tunas, tendo obtido a qualificação de “Sobresaliente cum laude”, e é apresentada no seu livro “Los sones de la estudiantina”, juntamente com alguns artigos e conferências. É Professor Secundário e Bacharelato nas especialidades de Música, História da Música e Flamenco. Trabalha também como conselheiro musical e etnomusicólogo na estação de rádio SER. Deu palestras em diferentes universidades e instituições espanholas e americanas (Venezuela, Peru, Porto Rico), e escreveu artigos de diferentes tipos para diferentes publicações em Espanha e no estrangeiro. Membro de diversos grupos musicais de diferentes estilos e fundador de vários deles. Em relação às Tunas, é membro da Tuna de CC Económicas y Empresariales de Sevilla com o apelido “El Percha”. É autor de canções de Tunas como Vagabundo por Santa Cruz, Tunos de guardia, ambos interpretados por Tunas de todo o mundo.

Julia Sequeira Rodrigues

Doutorada em Ciências Veterinárias, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2017, onde também se licenciou em Medicina Veterinária, no ano de 1996. Obteve ainda especialização em Gestão da Qualidade na Indústria Alimentar e em Saúde Pública, respetivamente na Faculdade de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e na Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Foi Diretora Regional Adjunta da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, de fevereiro de 2007 a janeiro de 2009. Assumiu o cargo de Diretora do Centro de Emprego de Mirandela, entre janeiro de 2010 e junho de 2011. Ocupou o lugar de Vereadora em regime de não permanência na Câmara Municipal de Mirandela no mandato de 2009-2013 Foi deputada à Assembleia da República pelo distrito de Bragança e coordenadora do Grupo Parlamentar do partido Socialista na Comissão de Agricultura e Pescas, desde novembro de 2015 até outubro de 2017. É, desde 2017, em segundo mandato, Presidente da Câmara Municipal de Mirandela.

Linda Luz

Nasceu a 9 de maio de 1994, natural da freguesia das Velas, ilha de São Jorge. Depois de concluído o ensino secundário na Escola Básica e Secundária de Velas, seguiu-se a licenciatura em Comunicação Social e Cultura na Universidade dos Açores, polo de Ponta Delgada (2012/2013 a 2016/2017), tendo passado pela Universidad Europea Miguel de Cervantes, no primeiro semestre de 2014, para um semestre ao abrigo do programa ‘Erasmus +’. Entrou como caloira da Tuna Académica da Universidade dos Açores em novembro de 2012, tendo passado a tuno três anos depois, em novembro de 2015. Sendo membro de uma tuna insular, as dificuldades em ir a festival são acrescidas, pois representam um grande investimento para o grupo. Pertencendo à TAUA, durante estes anos teve a oportunidade de participar em sete festivais de tunas mistas (todos eles no continente português), em várias viagens e digressões pelas ilhas dos Açores, e, ainda de participar em duas edições do ‘Inventio – Festival Internacional de Tunas’ organizado pela TAUA, nomeadamente as segunda e terceira. Foi vice-maestrina de setembro de 2015 a setembro de 2016 assim como no segundo semestre do ano letivo 2016/2017 (sendo que foi nesta altura gravado o segundo registo discográfico da TAUA, intitulado ‘Mérito’) e, ainda, de outubro de 2020 a outubro de 2021. Foi maestrina de setembro de 2017 a outubro de 2020, assim como de outubro de 2021 a outubro de 2022. Em 2018 teve a oportunidade de pertencer à organização das comemorações do 25.º aniversário da TAUA, sendo um dos responsáveis (em conjunto com o vice-maestro, Sérgio Silveira), por idealizar o espetáculo musical que viria a acontecer a 7 de dezembro no Teatro Ribeiragrandense, ilha de São Miguel. Atualmente é vice-maestrina da TAUA, cargo que ocupa desde outubro de 2022. A nível profissional, depois de uma passagem pela Rádio Atlântida (outubro de 2017 a junho de 2018) e pelo Jornal Audiência Ribeira Grande (outubro de 2018 a dezembro de 2020), é jornalista na Antena 1 Açores (grupo RTP) desde janeiro de 2021.

Luis Pais

É professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança desde 1992, tendo desempenhado, na ESTiG, as funções de Coordenador do Departamento de Tecnologia Química (1998-2002 e 2004-2006) e de Presidente do Conselho Científico (2000-2004). Desde 2006, desempenha as funções de Vice-Presidente do IPB para os Assuntos Académicos e as Relações Internacionais. É doutorado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e recebeu o 1º Prémio CUF-FCT para a melhor tese de doutoramento concluída por doutorados de nacionalidade portuguesa na área da Engenharia Química no triénio 1999-2001.

Manuel Serrão

Empresário organização eventos e de feiras, nomeadamente eventos ligados ao ramo da moda. Ex-vice-presidente da A.N.J.E. com o pelouro do Portugal Fashion. CEO da Associação Selectiva e responsável pela organização do Porto Fashion Week, MODTISSIMO (61 edições) e Fashion Film Festival. Director do T Jornal desde a sua fundação – agosto de 2015. Comentador da atualidade política, social e desportiva em vários órgãos de comunicação social, nomeadamente JN, Expresso, SIC, O Jogo, Lux, Independente, TSF, 24 horas e Comércio do Porto, RTP, Focus; Porto Canal; TVI 24, Podcasts: Noite da Má Língua (SIC) e  Por Pratos Nunca Dantes Navegados (Rádio Observador).

Maria Alves

Maria José Gonçalves Alves é licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra, Mestre em Toxicologia pela Universidade de Aveiro e Doutorada em Biotecnologia – Ramo Microbiologia pela Universidade Católica – Porto. É Professora Adjunta do Departamento das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica. Foi diretora de curso da Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública e de Ciências Biomédicas Laboratoriais, e é diretora do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Termalismo e Bem Estar. Foi adjunta da Direção do Departamento das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, membro eleito do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, instituição onde desenvolve a sua atividade profissional e científica desde 2008. Atualmente é diretora executiva do CoLAB AquaValor. É membro integrado do Centro de Investigação de Montanha (CIMO). É membro do Comité Académico do programa de Doutoramento de Água, sustentabilidade e desenvolvimento da Universidade de Vigo. Publicou mais de 70 artigos científicos indexados à ISI/SCOPUS, possuindo um h-index SCOPUS de 28. Tem apresentado palestras em conferências nacionais por convite, tem mais de 200 comunicações orais e em painel, incluindo artigos em atas de conferência e resumos em revistas indexadas. É revisora de artigos científicos em várias revistas indexadas. É atualmente coordenadora e membro participante em vários projetos que se encontram em execução. Realizou estágios internacionais no âmbito no programa IACOBUS e ERASMUS. O seu trabalho de investigação desenvolve-se no domínio da Microbiologia, em particular na área das resistências e produtos naturais. É desde 1 de Fevereiro de 2022 Presidente da Comissão Instaladora da Nova Unidade Orgânica do IPB – Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar.

Mariana Pinto Coelho

Nascida na Beira Alta, concluiu o ensino basico e secundário no Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo sido Presidente da Associação de Estudantes no período de 2016-2018. Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Viseu em 2022, foi aluna do Conselho Pedagógico e membro da Comissão para a Avaliação e Qualidade da mesma escola. Fez parte dos órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Viseu durante quatro anos, destacando-se o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral no ano letivo 2021/2022. É associada da Viriatuna, Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Viseu desde 2018, tendo exercido diversos cargos nos órgãos sociais da mesma como Presidente da Direção, Vice Presidente da Direção, Secretária da Mesa da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal. Desde o seu ingresso na Viriatuna, tem sido um membro ativo da mesma, participando na organização do VIII, IX e X VIRIATUS, Festival de Tunas Mistas de Viseu.
Mariana Teixeira

Aluna da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. É, desde 2020, associada da RaussTuna -Tuna Mista de Bragança, onde desempenhou a função administrativa de Tesoureira da Direção, Vice-Presidente da Direção. Atualmente exerce a função de Presidente do Conselho Administrativo da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança e integra a Comissão Organizadora da JIT’23.

Michael Christoforidis

É professor de Musicologia no Conservatório de Música de Melbourne, Universidade de Melbourne. Publicou extensivamente sobre música e dança espanhola dos séculos XIX e XX, e o seu impacto na cultura ocidental. Outros interesses de investigação incluem o impacto das artes visuais no modernismo musical, questões de identidade nacional e exotismo na música, e a história da guitarra acústica. Publicou duas monografias: Manuel de Falla e Visions of Spanish Music (Routledge, 2017) e Carmen and the Staging of Spain (com Elizabeth Kertesz, Oxford University Press, 2018).

Nuno Ribeiro

Doutor em Economia da Empresas, pela Universidade Autónoma de Madrid (Espanha). Professor Coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança. Investigador Integrado na Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG). Autor de várias publicações nas áreas de Contabilidade Pública, Auditoria Pública, Contabilidade e Finanças do Setor Público, especialmente Administração Local. Atualmente é Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.

Orlando Rodrigues

Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e Doutor em Agronomia – Economia Rural e dos Recursos Naturais – pela mesma Universidade. É docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança na área disciplinar de Economia Agrária e Sociologia Rural.Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais entre 2003 a 2007. De 1999 a 2005 e Presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. De julho de 2006 até 11 de julho de 2018, foi Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Bragança. Desde 11 de julho de 2018, exerce o cargo de Presidente do Instituto Politécnico de Bragança.

Óscar Português

Licenciado em Informática de Gestão no Instituto Politécnico de Bragança. É, atualmente, administrador de base de dados num grupo bancário francês Grupo BPCE.
É, desde 2010, associado Fundador da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, onde desempenhou inúmeras funções destacando-se como presidente do conselho administrativo/magíster, presidente do conselho de veteranos e membro integrante em todas as comissões de projetos internos. É, desde novembro de 2022, presidente da ordem honorifica da RaussTuna/TMB.

Pedro Bastos

Professor Adjunto na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. Doutor em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho. É Diretor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. Membro do Centro de Investigação da Montanha (CIMO), tendo como principais áreas deinvestigação: Bases de Dados, Data Mining, Inteligência Artificial e a Aprendizagem Máquina. É autor e coautor de artigos científicos. Participou em várias conferências, nacionais e internacionais.  

Rodrigo Mané Aguiar

É licenciado em Gestão e Mestre em Ciências Económicas e Empresariais, com o minor em Finaças e Contabilidade, pela Universidade dos Açores. É Contabilista Certificado na Contabilaçores – Agência de Contabilidade e Documentação, Lda desde setembro de 2019. Ingressou, em novembro de 2013, na TAUA – Tuna Académica da Universidade dos Açores e, desde então, teve oportunidade em participar em sete festivais de tunas mistas, bem como participar em duas edições do “Inventio – Festival Internacional de Tunas”, festival este organizado pela TAUA. Foi tesoureiro de setembro de 2017 a setembro de 2019 e novamente de outubro de 2021 a outubro de 2022 e Magister Tunae de setembro de 2019 a outubro de 2021. Atualmente é vice-presidente da Mesa de Assembleia Geral da Tuna Académica da Universidade dos Açores.

Rui Duarte Marques

Rui Marques é investigador integrado do INET-md – Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança. Licenciado e mestre na área de Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, concluiu também o mestrado em Ensino de Música (especialização em Teoria e Formação Musical) no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA). Em 2019, concluiu o doutoramento em Música, na área de especialização em Etnomusicologia (DeCA-UA), com a defesa de uma tese intitulada “Tunas em Portugal: espaços de construção, negociação e transformação social através da música – um estudo de caso sobre a Tuna Souselense”. Atuou como investigador em vários projetos de I&D desenvolvidos no INET-md, pólo na Universidade de Aveiro, e financiados pela FCT. Lecionou em várias escolas do ensino básico, do ensino artístico especializado de música e do ensino superior. Colabora, como professor convidado, com a Universidade de Aveiro, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, a Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho e a Universidade Lusófona.

Rui Mouta

Rui Mouta, locutor de rádio com 30 anos de experiência, licenciado em Animação e Produção Artística, Mestre em Educação Visual e Tecnológica, a frequentar o mestrado de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e Formação no Instituto Politécnico de Bragança. Amante das artes e do desporto, gosta de escrever poesia que publica com grande frequência nas redes sociais, fotógrafo freelancer, árbitro de futebol na associação de futebol de Bragança e moderador convidado em vários debates.

Sónia P. Nogueira

É professora coordenadora da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança. É Diretora da mesma Escola. É docente e investigadora na área gestão financeira pública, com foco no uso e na utilidade da informação financeira pelos políticos no contexto da tomada de decisões da Administração Local e Central. É membro integrado no Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho. É Doutora em Economia da Empresa, com especialização em Contabilidade Autárquica. É autora de vários artigos científicos em revistas científicas com revisão e indexadas. Conta ainda com diversas participações em conferências internacionais indexadas e nacionais, tendo sido membro da Comissão Científica de várias. Tem uma larga experiência em docência e investigação no ensino superior. Foi Diretora de Curso e Presidente da Comissão Científica do Mestrado em Administração Autárquica. É membro da Comissão Científica do Mestrado em Administração Autárquica.

Tiago Custódio

Aluno de Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tem como sua Alma Mater artística a Quantunna, tuna da sua faculdade. Nela já empossou diversos cargos; nomeadamente o de ensaiador, por 5 mandatos, período durante o qual ingressou em Canto Lírico no Conversatório de Música de Coimbra de forma a melhor ministrar os ensaios. Também já participou de grupos como o Orfeon Académico de Coimbra, a Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e apoiou o desenvolvimento de projectos espontâneos de tunas como o caso dos Carmina Viarum e da Estudantina Académica do Tejo, ambos em Lisboa.

Vítor Gonçalves

Professor Adjunto no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação e sub-coordenador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) no Instituto Politécnico de Bragança. Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Mestre em Tecnologia Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Investigador no CIEB – IPB; membro colaborador no grupo de investigação da Universidade de Salamanca “Innovación y Educación Digital”; membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação e membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Secretariado (Brasil). De 2008 a 2018 foi membro do Gabinete de Empreendedorismo do IPB e coordenador do Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações. Pertence atualmente à equipa de facilitadores do programa Demola. Participa(ou) em vários projetos nacionais e internacionais (ERASMUS+). Autor ou coautor de mais de 100 publicações científicas. Desde novembro de 2016 é Tuno Honorário da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, uma família inquieta que sabe interpretar os seus desafios, superando-se a cada um deles.
Consult more information