Convidados

Alejandro Mercado

Doutor em História pela Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Atualmente vinculado ao Departamento de Estudos Culturais, Divisão de Ciências Sociais e Humanas, Campus León, Universidade de Guanajuato. Membro do Sistema Nacional de Investigadores CONACyT (nível I) e Perfil Deseable SEP-PRODEP. Pesquisa na área de música, músicos e espaços performáticos, festivais e festividades e educação artística. Em 2016, ganhou o Prêmio Nacional de Pesquisa do Fórum Cultural Guanajuato, do qual surgiu o livro Música y fiesta en Guanajuato. Autor de cinco livros e coautor de cerca de vinte outros sobre o tema, além de artigos de referência em revistas especializadas e em algumas revistas históricas. Tem proferido diversas palestras em seminários e congressos nacionais e internacionais. Editor da El Artista, revista de arte.

André Arede

Desde novo ligado à gestão e organização de eventos culturais através da d’Orfeu – Associação Cultural, onde desde sempre pertenceu aos Órgãos Sociais. Formado em Radiologia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, entrou, ainda, como caloiro, na Tusald, onde viria a ser anos depois Tesoureiro. Em 2006, juntamente com uma geração de bons rapazes, fundava a Estudantina Académica de Castelo Branco. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral desde a fundação da Associação criada a partir da Tuna, em 2008, até ao ano de 2011. Em 2012 assume a Presidência da Direção da A.C.E.C.B. Em 2013 muda-se para Coimbra, para estudar Mestrado em Medicina Nuclear na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra e entra para a Tu Na Destes, onde ainda se encontra no ativo. Em 2014 entra para Vitistuna, como ensaiador de Estandartes. Em 2017 muda-se para Inglaterra para se dedicar inteiramente à prática clínica e científica, onde exerce atualmente, na cidade de Bristol.

André Filipe Melo Caldeira
Licenciado em Farmácia, na Escola Superior de Saúde do IPB. Frequento o mestrado de Gestão das Organizações – Gestão de Empresas. Trabalha na Farmácia Confiança em Bragança. Atualmente, sou presidente da AAIPB, pelo segundo ano. Desde o meu percurso académico que estou muito envolvido no meio associativo, onde já estive na direção do Núcleo de Farmácia e da Associação de Estudantes, antes de chegar à Associação Académica.
Além do interesse pelo associativismo, gosto bastante de praticar desporto, onde passo algum tempo com amigos e família, para conseguir desanuviar um pouco das minhas
obrigações. O meu compromisso e responsabilidade que tenho para com este projeto, tem
me ajudado a adquirir cada vez mais competências para o meu futuro. Servir a comunidade
académica do IPB, tem um impacto cada vez mais positivo e, a cada dia que passa, sentimos que a mudança tem sido percetível.

Andreia Almeida

Andreia Almeida, 36 anos. Natural de Viseu. Atualmente a frequentar a licenciatura de Turismo; membro ativo da Estudantina Universitária de Viseu – Tuna Mista da Cidade de Viseu de 2006 a 2019. Assistente de loja e,  posteriormente, Encarregada na área do comércio de vestuário entre 2008 e 2022. Exerce, atualmente, a função de coordenadora de projetos na empresa Biosphere Portugal.

Andreia Santos

Andreia Santos, 31 anos. Natural de Viseu. Atualmente a frequentar Licenciatura de Gestão de Empresas; membro ativo da Estudantina Universitária de Viseu – Tuna Mista da Cidade de Viseu de 2014 até à data, desempenhando cargos como Presidente, Tesoureira e, neste momento, exercendo os cargos de Presidente da Mesa de Assembleia e Práxis. Assistente de loja na área do vestuário entre 2011 e 2020 e posteriormente administrativa na área da construção; Atualmente é Técnica Administrativa na empresa Visabeira Global.

Augusta Mata

Licenciada em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Pública, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Psicologia Social. Foi professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança tendo-se aposentado no dia 1 de fevereiro de 2022.Enquanto docente ministrou diversas unidades curriculares principalmente ligadas às áreas de Enfermagem e Gerontologia, principalmente aquelas relacionadas com a Saúde Pública e Saúde Comunitária. Orientou diversos trabalhos de fim de curso e dissertações de mestrado. Integrou diversos júris de provas públicas de mestrados e doutoramentos. Durante a sua atividade profissional ocupou cargos como: Presidente do Conselho Pedagógico da ESSa; Membro dos Conselhos pedagógico e científico da ESSa; Coordenadora departamental para os programas de mobilidade da ESSa: Diretora do Curso de licenciatura em Enfermagem; Diretora do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária; Diretora do Curso de Mestrado em Cuidados Continuados; Diretora do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde familiar. Foi membro do Conselho Geral do IPB e Provedora do Estudante do IPB. Integra a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E)tendo publicado diversos artigos científicos e capítulos de livros tanto como autora como co autora. É madrinha da RAUSSTUNA desde 1 de novembro de 2014.

Bruno F. Gonçalves

Tem Pós-Doutoramento em Ciências da Educação – Formação de Professores pela Universidade de Coimbra, Doutor em Ciências da Educação com Especialidade em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. É professor adjunto convidado Instituto Politécnico de Bragança e membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) da mesma instituição. Dedica-se à investigação científica em diversas áreas, sendo uma delas, as tunas universitárias. É associado fundador da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, onde desempenhou desde 2009 inúmeras funções. Liderou vários projetos musicais, destacando-se o álbum “Tuna+Tuna – Um Festival de Duetos” (2016). É autor de diversos documentos, letras e melodias originais e do livro “A Tuna! Uma década de histórias”. É ainda coautor de vários artigos científicos sobre a temáticas que envolvem as tunas universitárias. Em 2012 foi distinguido com o título “Honoris Causa”. Em 2014, foi agraciado com a medalha Unio, Labor et Justitia – José Adriano. Em 2016 e 2019 recebeu, por parte da Assembleia Geral da RaussTuna, um Voto de Louvor.   É, desde, 2013, Presidente da Mesa de Júri do Rauss&Tunas – Festival Solidário de Tunas Mistas em Bragança. É, desde, 2020, membro da Ordem Honorífica da RaussTuna e, desde, 2022, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da RaussTuna. 

Diana Figueiredo  

Diana Figueiredo é licenciada em Música em Contextos Comunitários pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Atualmente é aluna do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, na mesma instituição. Em 2019, ingressou na RaussTuna e, até ao momento, desempenhou funções de 1ª Secretária da Mesa da Assembleia Geral, Responsável pela Apresentação e Comunicação Social e Coordenadora Musical Adjunta. Fez parte da Equipa do single “Quero Voltar” e participou nas gravações do referido single. Exerce atualmente a função de Coordenadora Musical.

Fernando Pereira

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro. Docente do Instituto Politécnico de Bragança, desde 1997. Investigador Integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas de Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2008. No âmbito desta atividade pedagógica e científica publicou vários livros, capítulos de livros, artigos sobre a temática dos idosos e do envelhecimento, da educação e do desenvolvimento.

Isabel de Castro

É transmontana de nascimento. Fez os seus estudos superiores na cidade do Porto e Aveiro. É licenciada em Ciências Históricas – arqueologia; Licenciada em Educação Musical; Mestre em Psicologia da Música; Pós-graduada em Psicologia da Música; Título de Especialista em Música. As suas áreas de investigação e especialização abrangem Psicologia da Música, a Música, a Etnomusicologia, entre outras. Das diferentes atividades desenvolvidas no contexto académico e comunitário incrementou e implementou diferentes projetos de investigação, artísticos, culturais, sociais, políticos, entre outros, contribuindo para a expansão cultural e da valorização da música em particular, nas suas vertentes artísticas, profissionais e humanas. Tem artigos e livros científicos publicados na área da sua especialização. É membro do INET-md (Universidade de Aveiro). É professora Coordenadora de nomeação definitiva na Escola Superior de Educação – IPB, onde exerce funções até à atualidade.

Linda Luz

Nasceu a 9 de maio de 1994, natural da freguesia das Velas, ilha de São Jorge. Depois de concluído o ensino secundário na Escola Básica e Secundária de Velas, seguiu-se a licenciatura em Comunicação Social e Cultura na Universidade dos Açores, polo de Ponta Delgada (2012/2013 a 2016/2017), tendo passado pela Universidade Europea Miguel de Cervantes, no primeiro semestre de 2014, para um semestre ao abrigo do programa ‘Erasmus +’. Entrou como caloira da Tuna Académica da Universidade dos Açores em novembro de 2012, tendo passado a tuno três anos depois, em novembro de 2015. Foi vice-maestrina de setembro de 2015 a setembro de 2016 assim como no segundo semestre do ano letivo 2016/2017 e, ainda, de outubro de 2020 a outubro de 2021. Foi maestrina de setembro de 2017 a outubro de 2020, assim como de outubro de 2021 a outubro de 2022. Em 2018 teve a oportunidade de pertencer à organização das comemorações do 25.º aniversário da TAUA, sendo um dos responsáveis (em conjunto com o vice-maestro, Sérgio Silveira), por idealizar o espetáculo musical que viria a acontecer a 7 de dezembro no Teatro Ribeiragrandense, ilha de São Miguel. Atualmente é vice-maestrina da TAUA, cargo que ocupa desde outubro de 2022. A nível profissional, depois de uma passagem pela Rádio Atlântida (outubro de 2017 a junho de 2018) e pelo Jornal Audiência Ribeira Grande (outubro de 2018 a dezembro de 2020), é jornalista na Antena 1 Açores (grupo RTP) desde janeiro de 2021.

Óscar Português

Licenciado em Informática de Gestão no Instituto Politécnico de Bragança. É, atualmente, administrador de base de dados num grupo bancário francês Grupo BPCE. É, desde 2010, associado Fundador da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, onde desempenhou inúmeras funções destacando-se como presidente do conselho administrativo/magíster, presidente do conselho de veteranos e membro integrante em todas as comissões de projetos internos. É, desde novembro de 2022, presidente da ordem honorifica da RaussTuna/TMB.

Pedro Agrelos

Nasceu no Porto por acaso do destino, já que cresceu e fez a sua formação pessoal, escolar e académica, na ilha de São Miguel. Frequentou a Universidade dos Açores onde integrou a Tuna Académica da Universidade dos Açores (TAUA), fazendo vibrar as cordas do bandolim e posteriormente do contrabaixo, tendo ainda desempenhado funções na direcção da mesma. Após terminar a licenciatura em Matemática/Informática, abraçou Braga, onde reside atualmente e trabalha como programador informático. A música continua presente na sua vida, mas apenas como ouvinte e espectador.

Rodrigo Maré Aguiar

É licenciado em Gestão e Mestre em Ciências Económicas e Empresariais, com o minor em Finanças e Contabilidade, pela Universidade dos Açores. É Contabilista Certificado na Contabilaçores – Agência de Contabilidade e Documentação, Lda desde setembro de 2019.
Ingressou, em novembro de 2013, na TAUA – Tuna Académica da Universidade dos Açores e, desde então, teve oportunidade em participar em sete festivais de tunas mistas, bem como participar em duas edições do “Inventio – Festival Internacional de Tunas”, festival este organizado pela TAUA. Foi tesoureiro de setembro de 2017 a setembro de 2019 e novamente de outubro de 2021 a outubro de 2022, Magister Tunae de setembro de 2019 a outubro de 2021 e vice-presidente da Mesa de Assembleia Geral de outubro de 2022 a setembro de 2023. Atualmente é Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Tuna Académica da Universidade dos Açores.

Rúben Cardoso

Natural de Paços de Ferreira. Atualmente no 4º e último ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Membro da Tuna Académica de Enfermagem do Porto (TAEP) desde o início do primeiro ano de faculdade (2020). Apesar de nunca ter tido a oportunidade de integrar qualquer tipo de formação musical, quando entrei na tuna já sabia algumas tocar algumas coisas na guitarra, que havia aprendido sozinho, e desde então fui continuando essa aprendizagem junto dos membros mais velhos da tuna. Entretanto viria a aprender a tocar bandolim, constituindo o instrumento a que me dedico atualmente. Para além da tuna, integro ainda um outro grupo académico, o Grupo de Fados de Enfermagem Porto, que também contribuiu para a aquisição de um outro conjunto de habilidades a nível musical, sendo também o grupo onde aprendi a tocar guitarra portuguesa.
Em março de 2023 passei a ser tuno, e terá sido no ínicio do ano letivo de 2023/2024 que assumi o cargo de ensaiador da TAEP. Apesar de termos contrato com um ensaiador próprio, na nossa tuna este cargo existe de forma a atribuir a responsabilidade dos assuntos musicais a um membro ativo da mesma, pelo que o planeamento e orientação de ensaios, a preparação de atuações, a escolha de repertório e inovação do mesmo constituem algumas das funções associadas a este cargo. Apesar de desempenhar esta função há pouco tempo, tenho tido a oportunidade de ajudar os diferentes membros da tuna nos seus respetivos ofícios, o que também contribuiu em muito para o meu próprio crescimento.

Rui Duarte Marques

Rui Marques é investigador integrado do INET-md – Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança. Licenciado e mestre na área de Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, concluiu também o mestrado em Ensino de Música (especialização em Teoria e Formação Musical) no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA). Em 2019, concluiu o doutoramento em Música, na área de especialização em Etnomusicologia (DeCA-UA), com a defesa de uma tese intitulada “Tunas em Portugal: espaços de construção, negociação e transformação social através da música – um estudo de caso sobre a Tuna Souselense”. Atuou como investigador em vários projetos de I&D desenvolvidos no INET-md, pólo na Universidade de Aveiro, e financiados pela FCT. Lecionou em várias escolas do ensino básico, do ensino artístico especializado de música e do ensino superior. Colabora, como professor convidado, com a Universidade de Aveiro, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, a Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho e a Universidade Lusófona.

Rui Fagundes Silva

Nasceu a 12 de dezembro de 1994 e é natural da ilha de São Jorge (Açores). É licenciado em Proteção Civil e Gestão de Riscos, mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos e, atualmente, estudante de doutoramento em Geologia na Universidade dos Açores. Profissionalmente, tem desenvolvido trabalhos no âmbito dos riscos hidro-geomorfológicos, participando em várias missões geológicas, elaboração de planos de emergência, estudos de pormenor, ações de proteção civil e em exercícios de simulação de catástrofes naturais. Em resultado da sua atividade, é autor e coautor de inúmeros relatórios técnico-científicos e artigos científicos. A nível social, está ligado a agrupamentos e associações nas ilhas de São Jorge e São Miguel, como músico da Sociedade Filarmónica Recreio de São Lázaro desde 2009, membro da Tuna Académica da Universidade dos Açores desde 2012 e membro do corpo diretivo da Casa do Triângulo – Associação Cívica, desde 2021.

Rui Freitas 

36 anos Nascido na Ilha da Madeira Frequentei o Conservatório de Música e Artes da Madeira com 4º grau em piano e 8.o grau em Formação Musical Enfermeiro, Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny – Funchal Membro da Enfertuna – Tuna de Enfermagem da Madeira desde 2005 Magíster/Ensaiador desde 2006 Ex-Presidente da Enfertuna Organização do I Pérola do Atlântico – Festival de Tunas Mistas da Ilha da Madeira 2019 Presente em vários festivais em Portugal Continental e Açores

Vítor Gonçalves

Professor Adjunto no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação e sub-coordenador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) no Instituto Politécnico de Bragança. Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Mestre em Tecnologia Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Investigador no CIEB – IPB; membro colaborador no grupo de investigação da Universidade de Salamanca “Innovación y Educación Digital”; membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação e membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Secretariado (Brasil). De 2008 a 2018 foi membro do Gabinete de Empreendedorismo do IPB e coordenador do Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações. Pertence atualmente à equipa de facilitadores do programa Demola. Participa(ou) em vários projetos nacionais e internacionais (ERASMUS+). Autor ou coautor de mais de 100 publicações científicas. Desde novembro de 2016 é Tuno Honorário da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, uma família inquieta que sabe interpretar os seus desafios, superando-se a cada um deles.

Vicente Domingos 

Elemento da TuNa D’ESTES desde 2002. Magister em 2005-2006. Multi instrumentista. Autor e compositor do tema “Sonhar”. Colaborador do PortugalTunas desde 2009, sub-diretor da direção de informação desde 2015.